Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



" Como ficar RICO, poupando ! "

Domingo, 11.11.07

Estas dicas são capazes de despertar interesse à maioria de nós.

 

1. Gaste menos do que ganha!

Parece simples e óbvio, mas muitos simplesmente não conseguem se controlar.

2. Prepare-se!

A idéia é reservar uma parte da sua renda (um valor fixo ou %), antes mesmo de começar a pagar as contas e usar o dinheiro no dia-a-dia. Se vir que vai faltar dinheiro para terminar o mês, então corte gastos com luxos e lazer. Quanto mais poupar hoje, mais terá amanhã.

3. Amortizar empréstimos!

Se precisou de um empréstimo, mas por um acaso ganhou algum extra, não pense em guardar o dinheiro para investi-lo enquanto existem juros altíssimos para pagar. Aproveite a ocasião e amortize-os.

4. Não tente acompanhar o vizinho!

O seu vizinho está feliz da vida com 2 BMWs na garagem, uma casa de 3 andares, o filho chato acabou de trocar o computador por um ultra-hiper-novo-modelo Dual Core, e a esposa acabou de voltar de Inglaterra cheia de presentes. Pode ver isso tudo, mas não vê o extrato do cartão de crédito deles nem o saldo na conta bancária. Eles podem estar a dever 10x mais do que gastaram para possuir tal vida. Contenha-se e preste atenção ao seu padrão de vida e ao quanto pode gastar. (Tópico 1)

5. Pague cartões de crédito antes de qualquer outra conta, e nunca atrase, NUNCA!

Os juros dos cartões sempre foram e serão os mais elevados do mercado. Eles adoram quando você se atrasa noo pagamentos, ou decide pagar o mínimo. NUNCA pague o mínimo. Prefira cancelar a Internet ou a TV a Cabo por alguns meses, do que ter que ficar 3 meses a pagar juros à banca.

6. Mantenha-se longe do limite do cartão

Utilize o cartão de crédito só para compras de grande valor e só em último caso.

Manter um gasto equilibrado e abaixo dos 50% do limite, é bem visto pela financiadora e é muito melhor do que estar  sempre a atingir o limite.

7. Evite carros 0 km

Um automóvel que compre a 0 Km, se o comprou por 20.000 €, mal o retira do concessionário vale cerca de 17.000 €. Um carro semi-novo (1 a 2 anos de uso) terá esse valor e ainda está na garantia.

8. Compre produtos usados

Existem produtos que, usados, não são diferentes em absolutamente NADA de produtos novos. CDs, DVDs, APARELHAGENS e os mais variados produtos são facilmente encontrados em Jornais ou sites na Internet.O custo desses produtos usados chegam a ser inferiores a 50% dos novos.

9. Compre sempre fora da estação!

Estima-se que perto dos dias comemorativos, os preços aumentam em pelo menos 60%. Compre os presentes de Natal em Outubro! Se sua filha faz aniversário em Março, aproveite a liquidação pós-Natal para conseguir bons descontos.

10. Saúde é importante e custa caro!

Se se sente saudável e não trabalha diariamente com tubarões, talvez não haja a necessidade de um plano de saúde completo. Contrate o necessário e poupe mais. Acidentes acontecem e você deve estar preparado.

11. Peça descontos!

Quando vai às compras e vê que um produto em questão diz que se comprar agora terá 12 prestações sem juros, ou terá 10 % de desconto se levar já, estão por e simplesmente a enganá-lo(a). Os juros já estão embutidos no preço final apresentado. Peça mais desconto ou escolha outro produto parecido.

12. Estude o mercado de 3 em 3 anos!

Não se acomode com o plano de saúde ou de vida que possui. Procure sempre por algum mais barato. O seu carro está a ficar velho, Procure outro, para não deixar desvalorizar tanto, e ainda gastar com manutenção.

13. Nunca levante dinheiro pelo cartão de crédito!

Além de geralmente cobrarem uma taxa única, os juros sobre o valor levantado são absurdos.

14. Seu banco pode ser o mais caro do mercado

(Tópico 12) Estude todas as ofertas de todos os outros bancos. Existe sempre algum que oferece melhores condições cobrando menos juros.

15. Guarde dinheiro

Evita de ir no cinema todas as semanas com os seus amigos. Você para eles até pode ser o forreta, mas apenas é mais inteligente. Daqui a 20 anos, seus amigos estarão com sérias dificuldades financeiras, enquanto você dependerá dos rendimentos da sua poupança. Além de poder continuar a ir ao cinema 1x por mês.

16. A regra dos 10%!

Sempre que ganhar dinheiro, guarde 10% do valor. É o mínimo! E é pouco! Não vai passar fome... Seja do salário ou da mesada dos seus pais. Poupe 10% em todo dinheiro que entra. Essa regra é útil para quem ainda não se interessou em fazer um planejamento financeiro.

17. Tenha sempre fundos para 3 meses sem salário

Guardar dinheiro é uma actividade obrigatória para se manter seguro. E se perder o emprego? Tenha dinheiro guardado para pagar pelo menos 3 meses de contas fixas.

18. Guarde recibos de doações

Decidiu doar para alguma instituição? Aproveite os recibos para deduzir do IRS.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Rastr às 23:09







comentários recentes