Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Petição - ASAE

Segunda-feira, 17.12.07
Não às novas medidas de higiene alimentar da A.S.A.E.

 

 

 

View Current Signatures   -   Sign the Petition

 

 

Para:  Ministério da Economia e Inovação da República Portuguesa

A A.S.A.E., Autoridade de Segurança Alimentar e Económica tem vindo a impor sobre a restauração portuguesa um conjunto de regras e obrigações que em nada favorecem o povo português, pondo inclusivamente em causa valores culturais da nossa sociedade. Sob a bandeira da higiene e da segurança e escondidas atrás de supostas regras comunitárias (que não parecem estar em vigor em mais nenhum país da União Europeia), a A.S.A.E. instaurou um conjunto de medidas que vão desde a proibição da venda de produtos alimentares não empacotados, à proibição da utilização de chávenas de porcelana para chás e cafés, ou de copos de vidro para outras bebidas. De acordo com estes regulamentos todos os alimentos devem estar empacotados e etiquetados com prazos de validade, mesmo os preparados no próprio local de venda e as bebidas deverão ser servidas em copos de plástico.
Além dos duvidosos e obsessivos principios higiénicos em que estas medidas se inserem, estas são de um cariz claramente anti-ambiental, estando em causa um drámatico aumento da produção de lixo, essencialmente plástico, um material resultante da refinação do petróleo. Em vez de uma política dos três R(reduzir, reutilizar, reciclar), temos aqui uma política do desperdício e da total falta de consciência ambiental.
Depois há naturalmente a questão cultural. Como nos podem exigir que bebamos café em copos de plástico, como podem impedir a venda de bolas de Berlim nas praias, ou proibir que os cafés vendam produtos de fabrico próprio não empacotados? Os cafés sabem sempre melhor numa chávena e os produtos acabados de fazer, que tantas vezes chamamos "frescos", são aqueles que nos atraem aos locais onde são feitos?
Contra a subserviência ao monopólio dos plásticos e do petróleo e a favor da tradições do bem comer e bem beber portuguesas, assinamos esta petição. Não podemos permitir que estraguem aquilo que de melhor existe no nosso país e, de certa forma, aquilo que faz de todos nós portugueses.
Não à implementação das novas medidas de higiene alimentar da A.S.A.E., já!

 

The Undersigned

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Rastr às 13:43


3 comentários

De Nuno a 26.12.2007 às 12:59

A verdade é que não estávamos habituados a ter uma fiscalização decente no comércio e restauração neste país e finalmente agora que temos levantam-se vozes críticas ou porque se sentem afectados ou por mera mesquinhês. Acho muito positivo o trabalho da ASAE e espero que continue e até se intensifique para termos direito a produtos e serviços em condições de qualidade que merecemos porque pagamos por isso. É tão simples quanto isto.

De Alberto a 26.12.2007 às 13:03

Nem tudo o que está neste texto é verdade, atenção! Temos direito a protestar mas também temos o dever de estar bem informados e de não induzir os outros em erro. As bolas de berlim, por ex., não estão proibidas nas praias, mas devem, isso sim, estar nas devidas cndições de conservação e higiene como qualquer outro produto alimentar.

De Carlos Afonso a 26.12.2007 às 15:20

Para se poder escrever um artigo, como este é preciso saber o que se escreve, o que não é o caso deste senhor, que desconhece claramente o que diz a lei. gostava que ele fizesse referencia à legislação que ele fala para que se possa consultar. Talvez ele tenha um estabelecimento que não cumpre com as minimas condições de higiene e se calhar a ASEA teve que agir conforme a lei. Tenho um estabelecimento já fui visitado e não tive problemas nenhuns.

Comentar post







comentários recentes