Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Neda - Um Novo Anjo

Sexta-feira, 26.06.09

Neda - A Verdadeira História

 

20 Junho 2009

 

Posso viver mil anos que nunca mais me vou esquecer das imagens finais que vi  desta nova Mártir, de mais uma guerra que parece que não tem fim.

 

Neda Agha Soltan vinha de uma aula de música, quando devido a mais uma das muitas manifestações contra o actual governo do Irão, a circulação rodoviária estava interrompida. Estava um calor infernal e Neda saíu da viatura com o intuíto de apanhar ar fresco. Momento errado na hora errada... acabou por ser baleada fatalmente.

 

Não vou aqui colocar o vídeo, mas deixo-vos o endereço para quem o quiser ver. ATENÇÃO!!! IMAGENS MUITO FORTES!!!  ( + 18 )

 

http://www.youtube.com/watch?v=bbdEf0QRsLM

 

Abaixo um depoimento de quem assistiu a tudo...

 

" ... O médico iraniano que reclama ter tentado salvar Neda Agha Soltan, a jovem manifestante que morreu nas ruas de Teerão, afirmou quinta-feira que a mulher foi morta por um membro da milícia pró-governo iraniano Basij. "

 

"(...) "Ouvimos um disparo de arma. Neda estava a um metro de mim. Olhei para trás e vi sangue a brotar do seu peito", relatou o médico, acrescentando que ajudou a deitar a jovem no chão e que ela tinha uma ferida de bala debaixo do pescoço."

 

" Hejazi adiantou que tentou estancar o sangue mas Neda Agha acabou por falecer."

 

"Os manifestantes pensaram que o disparo tinha vindo da direcção do telhado de uma casa, mas depois reconheceram numa motorizada um membro armado da milícia iraniana Basij, que foi detido e desarmado, concluiu o médico.

 

Milhares de iranianos têm-se manifestado desde que o presidente Mahmoud Ahmadinejad foi reeleito, a 12 de Junho, numa votação que a Oposição considera ter sido uma fraude.

O candidato pró-reformista Hossein Mousavi alega que foi o verdadeiro vencedor e defende novas eleições, apesar da recusa do governo iraniano, que prometeu castigar opositores.

Justificando as declarações à BBC, o médico Arash Hejazi frisou que não quer ver o sangue de Neda Agha Soltan derramado em vão (...) "

 

 

 

 

 

iraniana morta Neda Agha Soltan

 

Neda,

 Que descanses em Paz

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Rastr às 23:07







comentários recentes